sexta-feira, outubro 30, 2009

Empresas têm como saber o que seu consumidor quer por meio da web 2.0

Muitas empresas já estão nas redes sociais interagindo com seus diferentes públicos de forma inovadora Outras empresas, especialmente de setores B2B, ainda não aderiram à comunicação direta por meio da web 2.0.

Todavia, muitas das empresas que preferem ficar de fora desse turbilhão desregrado que são as redes sociais, algumas por falta de experiência nessa área e outras por receio dessa interação, gastam altas somas na compra de pesquisas de opinião. É interessante ter em mente que todo o tipo de pesquisa é enriquecedora quando estamos falando de varejo. No entanto, hoje é possível ter um feed back rápido e estratégico sobre sua marca e sobre seus produtos ou serviços por meio da web 2.0. E tudo isso, por um custo infinitamente menor e uma agilidade muito maior do que a contratação de uma pesquisa de opinião tradicional.

Por meio das redes sociais você pode lançar perguntas sobre sua marca e esclarecer dúvidas de seus consumidores, ou seja, você pode saber, com certeza e de forma igualmente mensurável, o que o seu consumidor quer saber ou espera do seu produto. Além disso, é possível lançar uma enquete para que seus clientes escolham o modelo preferido de um produto, a cor e até o sabor de algo que você ainda vai lançar. Você ouvirá reclamações, mas mesmo esses posts, se bem trabalhados, podem ser revertidos positivamente para a imagem da sua marca.

Na web 2.0 é preciso ter em mente dois aspectos com imprescindível cuidado: o consumidor quer uma resposta rápida e sincera. Se esses dois pontos forem considerados, até os quadros mais pessimistas podem ser revertidos. Isto, porque as marcas que dão uma resposta rápida para as dúvidas e reclamações dos internautas passam uma sensação de proximidade e de personalização que todo cliente preza.


Por Conrado Adolpho

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