A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) ouviu mil consumidores paulistas na tentativa de mapear as fraudes eletrônicas. O levantamento descobriu que 54% dos entrevistados se interessam por produtos anunciados em mensagens chegam a seus correios eletrônicos por meio de e-mails em massa. "Se existe o envio de spam é porque existe demanda", justifica Renato Opice Blum, presidente do conselho de tecnologia da informação da associação.
O levantamento apont ainda a que fraudes via internet preocupam 57% dos entrevistados. Outros receios relacionam-se a ver o produto comprado pessoalmente (29%), impacto da taxa de frete na mercadoria (5%) e disponibilização de dados pessoais (2%). Do total, 76% dos consumidores afirmaram que utilizam software para evitar captação de senhas ou bloqueio de invasão.
O estudo revela que 14% dos entrevistados já foram vitima de algum crime virtual. De acordo com a pesquisa, a principal fraude relatada pelos entrevistados refere-se ao desvio de dinheiro de contas correntes, com 37% dos casos. Em seguida aparecem às compras indevidas com cartões de crédito (24%), uso de dados pessoais (19%), clonagem de páginas pessoais (10%), pagamento e não recebimento do produto (5%), roubo de senhas (3%), propaganda enganosa (1%) e empresa fantasma (1%).
O uso do e-commerce revelou-se uma prática comum para 59% dos ouvidos na pesquisa, que optam pela internet para fazer compras devido a praticidade da ferramenta e atratividade do preço.
por Felipe Dreher
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