segunda-feira, outubro 26, 2009

Medindo melhor os resultados


Ferramentas medem acessos a sites, envio de e-mail, adservers e presença de marcas em redes sociais. E geram uma quantidade enorme de dados que termina sem uso.Tome cuidado!

Quem já assistiu a uma corrida de Fórmula-1 sabe que os pilotos são monitorados à distância pelos engenheiros a cada metro da pista. Sabe-se em que trecho o piloto pode acelerar e ganhar tempo ou quando existe alguma falha de equipamento e o carro deve ser poupado. A estratégia de corrida é suportada por esses resultados e muda quando algo não vai bem.

E o que isso tem a ver com internet? Tudo. Assim como na F-1, nós temos a possibilidade de medir todos os resultados de ações digitais para conseguir resultados melhores. A diferença é que nem sempre utilizamos esses recursos ou, às vezes, os utilizamos com um potencial bem menor do que deveríamos.

Veja, por exemplo, o caso de e-mails. Na maioria dos casos, são medidos apenas aberturas e cliques. Poderia ser feito muito mais. Antes de enviar o e-mail definitivo, poderia ser feito um teste de diferentes abordagens (cores/imagens/texto) para ver qual tem mais resultado. Poderia ser medido o tempo que a pessoa passa no destino do clique, de acordo com a mensagem do e-mail. O envio poderia ser feito com o histórico de dias e horários com maior perspectiva de sucesso obtido em ações anteriores.

O mesmo acontece no caso de campanhas. Geralmente são medidas taxas de clique e impressões. Em um nível mais avançado, são medidos veículos e canais de maior sucesso. Existe muito mais a ser medido: a influência do tamanho e dos recursos da peça, diferentes abordagens de criação e todos os resultados pós-clique, como a execução de uma tarefa ou a profundidade de navegação. No caso de links patrocinados, poderia ser escrito um artigo à parte de tanto que os resultados influenciam sua utilização.

A cada dia surgem ferramentas que oferecem mais possibilidades de medir resultados. São aplicativos para medir acessos a sites, envio de e-mail, adservers e acompanhamento de presença de marcas em redes sociais. Essas ferramentas geram uma quantidade enorme de dados que geralmente termina sem uso ou em um relatório superficial.

Se fossem melhor aproveitados, esses dados poderiam oferecer uma série de informações e histórico para ações mais eficazes. Em um meio tão novo e carente de pesquisas como a internet, até mesmo compartilhar alguns desses resultados seria útil para o mercado.

Um dos grandes argumentos de venda da internet é a possibilidade de medir resultados. Será que estamos medindo o que realmente interessa?

Cezar Calligaris
Webinsider

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