terça-feira, novembro 24, 2009

Como monetizar seu post no Twitter





Em poucas horas, nosso amigo conseguiu vender R$ 2,2 mil com apenas um post e garante que você também consegue. Um case de vendas com dicas sobre como fazer um bom post no Twitter a partir de melhores práticas.

Eu tinha pouco mais de 3600 seguidores na época que fiz esta experiência com o AdBird. Boa parte deles se interessava por ítens de cultura nerd como eletrônicos, Star Wars, quadrinhos, fantasia medieval.

No fim de uma noite postei no meu Twitter a mensagem abaixo.




Algumas horas após ser publicada, a mensagem teve dezenas de retwitts, vendeu 81 kits com a coleção completa e gerou mais de R$ 2,2 mil de faturamento para o e-commerce. E as vendas continuaram nas horas seguintes.

Por que houve sucesso instantâneo? Como replicá-lo em outras mensagens e conseguir este nível de engajamento e participação com seus seguidores?

Comece com o link

Colocar o link no início do twit ajuda a preservá-lo caso sua mensagem seja cortada ao ganhar vida nos RT’s da comunidade. Se alguém corta um pedaço da sua frase, mas mantém o link intocado, os usuários ainda podem ver a página que está sendo divulgada. Um link cortado pela metade, por outro lado, levará o usuário a uma página com erro, gerando frustração.

Linkar é importante. Se você pretende divulgar algo no twitter, dificilmente seu conteúdo irá caber, com detalhes, em 140 caracteres. É importante haver uma página na web com mais informações, pode ser um post de blog, vídeo, imagem ou texto.

Após criar seu link, encurte-o. Há inúmeras ferramentas pra isso, como migre.me, bit.ly, j.mp, tinyurl.

Após colocar seu link no início da mensagem, descreva o que o usuário irá encontrar. Twitts que são apenas endereços soltos geram frustração e desconfiança. Uma simples descrição do conteúdo do link resolve o problema.

Deixe espaço para RT

O retwitt, ou RT, é a pólvora da viralização no Twitter. Potencialize a viralização criando twitts curtos.

Crie uma mensagem mais curta que os 140 caracteres máximos do Twitter. Por exemplo, o trecho “RT @marcogomes: ” tem 17 caracteres. Portanto, procure sempre tuitar em 120 caracteres ou menos, deixando espaço para as pessoas retuitarem.

Menos é mais, inclusive em plataformas já ‘mínimas’ como o Twitter. Se você puder tuitar com apenas um link e duas palávras, ótimo. Deixe espaço para seus seguidores complementarem a mensagem com a opinião deles. É muito comum encontrar twitts onde o que está antes de “RT” é uma opinião de quem está retuitando.

Seja significativo nas duas primeiras palavras do seu twitt. Evite começar com “como”, “ontem fui”, “acabo de ver”, “só pra avisar que”, “eu acho que”, “amanhã tem”. Começar sendo significativo, logo após do link, vai aumentar sua chance de ter atenção.

Usuários enxergam 2 palavras em ítens que estejam listados. Eles vão enxergar um pouco mais se as palavras seguintes forem curtas. E somente a primeira palavra se forem longas. (Jakob Nielsen)

Use CAPS LOCK a seu favor

Caixa alta em palavras que mereçam destaque no meio do texto pode ajudar.

Não coloque tudo em caixa alta, a massa de caracteres gritantes vai ser ignorada inconscientemente pelo usuário, como comprovado por Nielsen em Fancy Formatting: Fancy Words = Looks Like a Promotion = Ignored.

Recomendo usar caixa alta em nomes de cidades, políticos, celebridades e pessoas públicas, empresas muito conhecidas e todo tipo de entidade pública/famosa.

Não caia na tentação de colocar caixa alta pra afirmar sua opinião, como em “NÃO”, “SABIDAMENTE”, “ROUBO”. Você só vai poluir a mensagem e passar uma idéia de spammer parecida com a de colocar tudo em caixa alta.

Coloque o máximo de informação possível no seu twitt, facilitando a decisão “devo clicar neste link?”. Lembre-se de deixar espaços para RT’s, conforme mostramos há pouco.

Se for um evento, coloque cidade, dia, hora, local. Esta é a melhor ordem, pois caso o evento seja interessante, a pessoa primeiro vai avaliar se o evento é em sua cidade, depois verificar o dia e hora, por último verificar o local exato.

Para conteúdos, descreva o tema e se possível coloque o autor e destaque uma opinião importante sobre o assunto.

Associe uma hashtag

Associar uma hashtag ao seu conteúdo pode ajudar usuários a prolongar a discussão sobre o tema fora do RT. A hashtag também vai facilitar seu trabalho de verificar o que foi escrito sobre o tema.

Pra quem veio do Orkut, as hashtags são como os tópicos de discussão em uma comunidade. Hashtags são palavras precedidas de #, como #fail ou #apagao. Foram criadas pra agrupar assuntos postados por diferentes usuários.

Peça RT com gentileza

Suas chances de ser retuitado aumentam se você pedir gentilmente.

Adicionar “RT pls”, abreviação de “retwitt please”, no fim da sua mensagem, vai virar a chave do “ajude um amigo” em alguns de seus seguidores. Eles vão retuitar só pelo prazer de te ajudar.

Poste a mesma mensagem mais de uma vez ao dia. Repita sua mensagem durante o dia, dificilmente um usuário ativo irá vê-la mais de uma vez mesmo que você a repita 10 vezes em 24 horas. A velocidade do Twitter te protege de ser visto como um spammer, desde que você se comporte com moderação, claro.

Decaimento da taxa de clique: tempo no Twitter passa dez vezes mais rápido que no e-mail. (Jakob Nielsen)

No Twitter, sua mensagem vai envelhecer muito mais rápido do que em qualquer outro meio. A partir do momento em que ela sai do timeline inicial de quem lhe segue, seu twitt estará morto. Usuários ativos do serviço costumam seguir entre 100 e 500 pessoas. Com isso a considerar, seu twitt morrerá em alguns minutos.

Twitter é muito mais que uma só mensagem

O objetivo desse texto não é ensinar um usuário a ganhar relevância no Twitter, só quis listar algumas boas práticas pra redigir um twitt eficiente, em menos de 140 caracteres.

É importante salientar que ser um usuário ativo e respeitado é muito mais que ficar tuitando uma única mensagem repetidamente. Você deve escutar antes de falar, responder seus seguidores, respeitar a meritocracia informal da Internet, ser interessante e relevante.

Por Marco Gomes

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