sexta-feira, junho 02, 2006

Um milhão de idéias para um novo tipo de publicidade on-line.

É o que se espera de algo tão simples, e ao mesmo tempo tão inovador.

Já aconteceu antes de forma diferente com a enxurrada de banners que invadiu a Internet, porém, estes eram e ainda continuam muito caros para a maioria das empresas. Sem contar o quão é difícil até hoje explicar quantos hits teve uma página, quantos unique-visitors, etc.

Como anunciar gastando pouco, aproveitar a onda viral que determinada tendência tem, estar entre anunciantes de peso sem precisar vender a alma literalmente?Com certeza esta pergunta assola 95% das pequenas e médias empresas, enquanto 5% desistem de fazer algo para obter tráfego em seu site, visitantes distintos, e aquela história toda.

Então surge um jovem de 21 anos da Inglaterra com uma idéia maluca, porém; muito curiosa. Ele queria pagar a faculdade e criou uma grande colcha de retalhos que foi vendida com unidades de medida de 10 x 10 pixels, onde os anúncios permanecem publicados por 5 anos. O objetivo era vender 1 milhão de pixels. Cada pixel custava US$ 1,00 e adivinhe? ele vendeu tudo, ficou famoso e começou uma onda gigantesca que tem trazido 'surfistas' de todo o mundo para a nova forma de anunciar na web.

O site da idéia original é o www.milliondollarhomepage.com, que inspirou milhares de outros sites pelo mundo (já são mais de 1.200), Espanha, Portugal, EUA, Alemanha, Rússia e claro, Brasil! A onda é tão avassaladora que existem blogs e sites que foram criados para expor um ranking dos sites de pixel mais votados ou visitados www.thepixelwars.com.

E entre todas as idéias 'pixeladas' do mundo, há até uma brasileira com uma proposta adaptada à nossa realidade, o site www.milhaodepixel.com.br vende em quatro modalidades e possui páginas gratuitas para profissionais de criação, desenvolvedores e músicos. Um anúncio por 5 anos de 10 x 10 pixels custa 1 décimo do preço do site da idéia original. E segundo os desenvolvedores da versão brasileira, como detalham no próprio site, existe uma ação completa de marketing com divulgação, otimização para os mecanismos de busca e assessoria de imprensa, amparando de forma mais abrangente.

Num tempo em que novas tecnologias já não impressionam os internautas, essa idéia pode ter trazido algo como os Blogs, Orkut, Photoblogs e Podcasts. Pois conheço muita gente que nunca colocaria uma foto da sua família na Internet. O quê? Preencher um perfil com todos os meus dados e trocar mensagens com amigos antigos num site? Não, não. - A tecnologia não pode invadir nossas vidas desse jeito! Mas depois... "fulano está convidando você a participar da lista de amigos dele, clique aqui para aceitar o convite!" afinal a tecnologia não invade mesmo as nossas vidas, mas as idéias bem sacadas transformam o mundo à nossa volta.

Sabe que eu tenho amigos que ainda desconfiam e nem na página gratuita colocam um anúncio? pois é... tem coisas que não se consegue entender na web ;-)

Agora imagine um banner num grande portal, daqueles bem caros, dividido em muitos pedaços, criando um grande consórcio de anunciantes. Esta é só mais uma das 999 mil idéias que restam depois do milliondollar.


Marcelo Guernieri

Nenhum comentário: