quinta-feira, abril 26, 2007

Japoneses batem recorde de velocidade em conexão web

Eu fico de boca aberta para esse tipo de coisa, já tinha quase ficado maluco em 2005 quando bateram o primeiro recorde absurdo, agora então!!!



[http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/25042007-12.shl ]
Imagine uma conexão caseira que permitisse baixar um filme (DVD inteiro) por segundo com sobra. Foi isso que os japoneses (sempre eles) conseguiram!

"Pesquisadores transferiram dados pela internet a uma velocidade de 9,08 Gbits por segundo.
A velocidade atingida é recorde e foi alcançada por pesquisadores da Universidade de Tóquio.
Para transferir os dados em alta velocidade, os pesquisadores usaram o protocolo IPv6, considerado uma evolução em relação ao protocolo padrão da internet, oIPv4.
Os cientistas também usaram redes exclusivas para pesquisadores (Internet2), portanto sem dividir banda com o tráfego de usuários comuns da internet.
Os dados foram transmitidos a partir de servidores desenvolvidos pela Hitachi com processadores Opteron, localizados em Tóquio, até outro servidor Hitachi, localizado em Chicago.
Assim que gravados no HD do servidor em Chicago, os dados eram mandados de volta, usando o mesmo link, para o Japão.
Para otimizar e gerenciar o tráfego de dados, ambos servidores usavam roteadores com aplicativos desenvolvidos pela universidade japonesa. O recorde anterior de velocidade de tráfego de dados na internet era de 6,96 Gbps, usando protocolo IPv4, e foi registrado em 2005.
Os pesquisadores afirmam que não há condições, no momento, de repetir na internet usada comercialmente tais taxas de velocidade. Mas a experiência permitiu registrar o potencial do protocolo IPv6 e apontar que melhorias em aplicativos e hardware de rede, como cabos e roteadores, podem ampliar muito a velocidade da internet nos próximos anos.
O IPv6 deve se tornar o padrão da internet nos próximos anos, não só por permitir maior velocidade no tráfego de dados, mas também por ser mais facilmente acessível para dispositivos móveis e possuir capacidade muito maior de suportar novos endereços na internet.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO"

fonte: INFO


Marcelo Guernieri

Nenhum comentário: