domingo, fevereiro 15, 2009

Envio de newsletter

Vou fazer uma série de posts sobre o envio de newsletter, isso porque alguns clientes da On3W estão com dúvidas sobre o assunto newsletter, e nada melhor do que tirar a dúvida de todos de uma vez só não acha?

O envio de newsletter se tornou tão importante quanto era antes anunciar num jornal, enviar mala-direta ao seu cliente e fazer ações de telemarketing ativo. Mas com uma graaaaande diferença: o custo.

Há duas formas de utilizar o e-mail marketing como ferramenta: o envio de newsletter institucional que é enviado APENAS aos seus clientes cadastrados, e aquele envio de newsletter como ferramenta de marketing, divulgando produtos e serviços como numa mala-direta, em que os destinatários não são exatamente seus clientes cadastrados. Vamos então chamar a primeira opção de envio de newsletter institucional e a segunda de envio de e-mail marketing ok?

As diferenças

Um envio de newsletter institucional tem o objetivo básico de manter as relações já existentes com seus clientes. Alimentando-os com informações relevantes do setor, promoções e ofertas de determinados serviços e produtos, ou ainda comunicados e artigos específicos. É realmente uma ação institucional, e exceto no caso de envio de ofertas e promoções na newsletter, não existe nenhuma ação mais agressiva que traga resultados em vendas. Mas claro, você e sua emrpesa já sabem que vender não é simplesmente tirar pedidos, mas é preciso semrpe estreitar o relacionamento com o seu cliente, eapresentar sempre novas ações, serviços e soluções que a sua empresa oferece. E é possível inclusive direcionar esses envios de newsletter de acordo com os interesses de seu cliente, segmentando os assuntos e coneúdos e enviando apenas o que ele realmente quer ler quando se trata da sua empresa ou ramo de atividade. Afinal, hoje em dia ninguém mais tem tempo suficiente para investir em leitura de conteúdos gigantescos que não tenham exatamente o foco de interesse.

Já o envio de e-mail marketing, é uma ação de webmarketing, com o intuito de captar novos clientes ou de promover produtos e serviços a um maior número de consumidores, e que não estejam necessariamente cadastrados em seu mailing de clientes ativos. Também em casos de envio de e-mail marketing é possível definir o público-alvo e segmentá-lo, como acontece no envio de newsletter; inclusive segmentar por faixa etária, sexo, ramo de atividade ou CEP. Esta ação é mais agressiva e obviamente dá mais resultado, mas também exige mais cuidados para ser executada. E nesses casos, é fundamental contar com a consultoria ou assessoria de uma empresa especializada e que saiba exatamente o que está fazendo e como fazer, afinal é a imagem e credibilidade de sua empresa que está em jogo.

Nos próximos posts devo destacar as vantagens e alguns cases de utilização das duas modelidades que apresentei aqui, e se a sua emrpesa tem necessidade de fazer envio de newsletter ou envio de e-mail marketing, seria interessante que você conhecesse nossa solução de envio e gerenciamento de newsletter, o ChronosMail. Agora, se a sua empresa ainda não identificou a necessidade de aplicar ações com esse perfil, é melhor contratar uma consultoria web, para não ficar de fora de oportunidades tão importantes e essenciais na vida de uma empresa.

Abrasssssssssssssss!

Marcelo Guernieri
Envio de newsletter: www.chronosMail.com.br

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