sexta-feira, outubro 09, 2009

Este ano internet vai bater revista

O investimento publicitário em internet é bem maior que o divulgado e não inclui orçamentos para conteúdo e links patrocinados. E está bem perto de superar as verbas destinadas às revistas.


Apenas entre amigos, para não arrumar mais confusão do que o costume, dizia que o investimento em internet iria passar revista este ano, mas que esta passagem não seria anunciada pelo mercado.
Há mais de dois anos eu venho defendendo que o investimento em internet é bem maior do que o divulgado.
Os tais 4% da internet brazuca só levam em conta alguns veículos. Poucos eu diria, pois a fragmentação hoje já é bem grande. Também ignora investimento de conteúdo, em palavras chave e até a venda casada/conjunta com meios tradicionais. Aqueles pacotes que levam TV ou revista + site, que são sempre contabilizados na conta do meio tradicional.
Lá fora, esta migração não contabilizada também já foi prevista. Ano passado, a empresa de pesquisa Outsell Inc. disse que 62% do investimento digital americano era feito em projetos próprios.
Mês passado, a pesquisa da agência iThink disse que o investimento online atinge 7%, se levarmos em contas links patrocinados, construção de sites, etc.
Também bate com a argumentação do Sant’lago, da Midia Click, que mostrou que o faturamento do Google Brasil sozinho poderia dobrar o tamanho do mercado.
Como sempre, tem estimativas e tem margem de erro, mas são indícios fortes para comprovar o que venho falando por aqui desde 2007.
Além disso, talvez agora já possa dizer, de forma menos polêmica, o que antes eu só falava para os amigos mais próximos. Internet bate revista este ano no Brasil e, em poucos anos, passará também o jornal.


Por Ricardo Cavalinni

Fonte : Webinsider

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