quarta-feira, maio 19, 2010

Pesquisa Online

Os Profissionais de Marketing, pelo menos uma vez na vida, já se depararam com a necessidade de fazer pesquisa de mercado. Na verdade, essa necessidade deveria ser constante, dada a importância que o recurso tem para o embasamento de qualquer bom planejamento.

Dessa vez não vou usar a definição da Wikipédia. Abaixo, um trechinho, vindo do site da entidade mor, o mun-há das pesquisas, Instituto Ibope:

"A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas".

A Pesquisa de Marketing sempre vai existir ao redor de um problema. Um problema a ser resolvido por uma pesquisa pode ser desde uma sondagem para lançar um novo produto como possíveis estratégias para continuar sendo líder absoluto e supremo de mercado. Pesquisas servem para identificar oportunidades.

Para quem quiser saber mais sobre Pesquisas, dá um pulinho na Wikipedia (agora sim).

Ok, chega de conceitos. Vamos falar de como fazemos esse negócio de pesquisa pela Internet.

O desenvolvimento de novas tecnologias e a indiscutível presença da Internet em nossas vidas propiciam métodos mais rápidos, eficazes e econômicos para realizar pesquisas.

Vantagens:

* Atinge um número muito maior de pessoas em um espaço de tempo mais curto;
* Custo reduzido, já que o suporte, antes físico, passa a ser virtual
* Eliminação de barreiras geográficas; as pesquisas podem ser feitas em âmbito nacional e até mundial
* Resultados mais rápidos, já que a tabulação é um dos recursos automáticos das ferramentas online

Caso você opte por contratar uma empresa especializada, não deixe de alinhar com o pesquisador os seguintes pontos:

* Briefing detalhado: amigo freelancer/atendimento publicitário, você sabe do que estou falando. Amigo cliente, responda o briefing. Não é perda de tempo, nem preciosismo. É uma garantia de que o trabalho sairá conforme o desejado. É essencial que as partes (contratante e contratada) documentem o objetivo do trabalho. Evita decepção, mal entendido, problemas com prazo e outros mimimis.

* Determine o foco de sua pesquisa. O que você quer? Feedback? Conhecer o seu público alvo? Sondar o mercado?
* Certifique-se de que a empresa escolhida tem os recursos necessários para entrevistar uma amostra confiável.

Métodos de Pesquisa Online

Passei um tempão garimpando na net atrás de possíveis métodos, mas o que se destaca neste caso são as Surveys mesmo. São os famosos questionários.

As Surveys se dividem em:

1. Email surveys: enviadas e respondidas no corpo do email

2. Web Page surveys: disponibilizadas no browser.

Já falamos sobre o uso do Formspring.me para pesquisas, lembra?

Espero que tenham gostado.

Por Marcela Daniotti

Abç Alexandre Calheiros

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