quarta-feira, setembro 01, 2010

Google Incorpora Resultados Real-Time em Sua Busca

O Google acaba de ativar a busca em tempo real em sua página inicial, depois de um grande anúncio no começo desta semana. Vá para o google.com e faça algumas pesquisas (Obama Nobel irá funcionar) ou por alguém no Twitter, e você verá uma seção de live streaming da página mostrando mensagens do próprio Twitter, sites de notícias e outras informações em tempo real.

Yahoo! anunciou sua integração do Twitter em seus resultados de busca, mas está escondido em algumas partes obscuras do site e não é baseado no acesso do fire hose. A implementação do Google supera a do Yahoo! e do Bing, e irá introduzir milhões de pessoas ao conceito de pesquisa em tempo real pela primeira vez.

googlerealtimenow Google Incorpora Resultados Real Time em Sua Busca

O novo tipo de resultados está bem integrado e discreto, diverso em conteúdo e com formatação simples. Parece ser um trabalho muito bem feito.

A nova busca em real-time do Google inclui muito mais do que resultados do Twitter. Além de páginas da web, ela também irá incluir atualizações de usuários do MySpace, Facebook, a alternativa open-source do Twitter Identi.ca e mais.

O Google já era muito forte nas buscas em tempo real com a inclusão dos resultados do Google News e a empresa já vem trabalhando na busca em tempo real há alguns anos. Em 2006 o Google lançou o Google Finance na web, e rapidamente se chocou ao descobrir no mesmo dia que o serviço não aparecia nos resultados de busca no Google pelo próprio nome. Foi depois disso, e de outras experiências similares, que os engenheiros do Google criaram um algoritmo chamado QDF (Query Deserves Freshness), algo como “busca merece conteúdo fresco”. Este algoritmo determina quando os resultados de uma busca precisam ser complementados com o conteúdo mais recente disponível, além do conteúdo com o PageRank mais alto.

A inclusão deste tipo de resultado de busca em tempo real nos resultados do Google pode ser de importância comparável à adição das notícias, vídeos e imagens ao buscador.


Por Diogo Bedran e Marshall Kirkpatrick

Nenhum comentário: